terça-feira, 1 de outubro de 2019
quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Mãe Negra - Lasar Segall
Este Projeto teve como foco uma questão levantada durante uma pesquisa de campo, que utilizou a leitura e interpretação de imagens por alunos surdos jovens e adultos, do Curso Noturno. Por isso, foi apresentada a mesma pintura para turmas com alunos de Segundo Grau e do Curso Normal, isto é, também jovens e adultos, para verificar se apresentariam a mesma resposta.
Observou-se que a interpretação de uma imagem ou obra artística, depende da realidade ou experiência de vida de cada pessoa. Esta interpretação, sem interferência da língua ou explicação, pode trazer leituras que não são aquelas propostas pela mesma, ou pelo artista que a criou. Neste momento, a subjetividade irá marcar este processo.
Observou-se que a interpretação de uma imagem ou obra artística, depende da realidade ou experiência de vida de cada pessoa. Esta interpretação, sem interferência da língua ou explicação, pode trazer leituras que não são aquelas propostas pela mesma, ou pelo artista que a criou. Neste momento, a subjetividade irá marcar este processo.
A imagem proposta foi o quadro "A Mãe Negra" de Lasar Segall. (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra1491/mae-negra)
- A atividade:
- Foi solicitado uma releitura desta pintura, dizendo somente o nome do autor e não o título da obra. Sem uma adequada explicação, foi logo questionado pelos alunos se seria uma mulher ou um homem. No primeiro momento sem ter certeza do gênero, isto causou muita insegurança. Muitos associaram a figuras paternas e maternas. Abaixo, estão alguns exemplos produzidos por alunos ouvintes e surdos, que não apresentaram diferenças quanto a interpretação da mesma. Ambos os grupos tiveram dúvida quanto ao gênero, tanto da figura do adulto quanto a da criança. Sobressaindo, portanto, a subjetividade de cada um na escolha do gênero.
- Exemplo de desenhos onde o adulto é uma mulher, mãe com o seu filho.
![]() |
| Feito por uma aluna ouvinte |
![]() |
| Feito por duas alunas ouvintes |
![]() |
| Feito por aluna surda |
- Exemplos de desenhos onde o adulto é um homem, pai com seu filho.
![]() |
| Feito por aluna ouvinte |
![]() |
| Feito por aluna ouvinte |
![]() |
| Feito por aluna ouvinte |
![]() |
| Feito por aluno surdo |
Conclusão:
Segundo Analice Pillar (2006) existe uma pluralidade de leituras e interpretações. Porque o olhar de cada pessoa está impregnado de experiências anteriores, associações, lembranças, fantasias, interpretações, etc. O que se vê não é um dado real, mas aquilo que se consegue captar e interpretar acerca do que é visto, o que nos é significativo.(Pillar, Analice Dutra - Org. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre:Mediação, p.9-21, 2006)
Portanto, é necessário que o professor ao utilizar imagens, tenha em mente que é relevante um diálogo sobre elas. Porque somente a exposição da mesma, não garante que o aluno esteja compreendendo o conteúdo que se quer transmitir. Destaco que, para o aluno surdo é necessário a língua de sinais para que ele possa entender o que aquela imagem está sugerindo.
quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Projeto Mona Lisa
Este projeto foi idealizado tendo como foco o Dia Internacional da Mulher, no ano de 2005, objetivando a reflexão sobre o papel social da mulher na atualidade. Foi realizado com turmas de futuros professores do Curso Normal, e a estratégia utilizada foi a releitura da obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
Esta obra de Leonardo da Vinci é muito famosa e se encontra no Museu do Louvre, Paris. Foi iniciada em 1503, usando óleo sobre madeira.
Para começar uma pesquisa entre em:
- A atividade foi realizada em 3 etapas:
- Conversa sobre o Dia Internacional da Mulher. Apresentação da pintura de Leonardo da Vinci, o artista e suas obras.
- Leitura da obra, releitura da imagem da Mona Lisa e criação de uma atividade plástica onde estivessem representadas a mulher do passado e da atualidade.
- Expressão escrita (redação) sobre a mulher atual.
- Algumas produções de alunas:
- Exemplo de produções escritas por duas jovens: (por causa do espaço serão retirados os parágrafos)
- "Atualmente, a mulher tem um papel fundamental na sociedade. É mãe, esposa, funcionária, eleitora e tem, como qualquer cidadão, seus direitos previstos por lei. Porém, ela não é vista como cidadã por muitas pessoas. O pensamento machista, mesmo que seja altamente retrógrado, ainda existe, e serve para cada vez mais humilhar as mulheres. Há maridos violentos, filhos rebeldes, piadinhas de péssimo gosto nas ruas, músicas que enfatizam a desvalorização da mulher, tratando-a como um objeto sexual sem o menor valor, e muitos outros fatores que atuam influenciando a população a excluir a mulher de diversas formas. Em suma, a mulher de hoje representa a guerreira da vida cotidiana, aquela que mesmo sofrendo muito preconceito, está sempre lutando para alcançar seus objetivos e evoluir com eles."
- "As mulheres evoluíram muito, e hoje em dia elas estão ocupando cada vez mais áreas no mercado de trabalho, que antes só eram ocupadas por homens, pois o preconceito era muito grande com relação a mulher. (...)Apesar de receberem o rótulo de "sexo frágil", as mulheres em sua maioria não são nada frágeis, pois elas têm lutado contra barreiras e triunfado. Além de trabalharem fora, elas são dona de casa, mãe, mulher e companheira, e mesmo com tudo isso não perdem o seu charme e seu carisma. E por último, podemos dizer: fazemos tudo o que os homens fazem, e de salto alto! Realmente somos maravilhosas!"
quarta-feira, 3 de julho de 2019
Caminhos que queremos seguir
Atividade plástica: Meus pés, meus caminhos
Subdivisões: 1- Caminhos que queremos seguir, 2- Encontros nesse caminhar, 3 - Amizades - Quem somos?
Esta atividade foi uma continuação do Projeto Caminho, anteriormente citado no Blog. Foi solicitado que os alunos fizessem a reprodução de seus pés, enfeitassem e colassem em grupo no papel pardo. Após isso, refletissem sobre os caminhos que cada um fez até chegar nesta escola, resgatando lembranças e pensassem qual o caminho que desejavam seguir a partir desta data.
Esta reflexão estava pautada nos 3 itens citados: Caminhos que queremos seguir/Encontros nesse caminhar/Amizades a construir, pensando sobre quem somos e o que queremos.
Após estas etapas a turma foi convidada a escrever uma redação parcialmente espontânea, onde deveriam completá-la. Segue abaixo duas redações com visões diferentes da mesma turma:
1- "Meus pés já me levaram por muitos caminhos. Alguns tristes como a perda e outros alegres como a escola. Agora estou aqui nessa turma, encontrando outros pés nesse caminho. Alguns são distraídos e outros são mais atenciosos. Essa turma, é mais do que eu esperava. Espero poder continuar com os mesmos amigos, nós construímos uma família, cuidamos uns dos outros e como toda boa família as vezes nos desentendemos, mas somos felizes assim e queremos continuar assim."
2- "Meus pés já me levaram por muitos caminhos. Alguns tristes como o Cemitério e outros alegres como festas. Agora estou nessa turma, encontrando outros pés nesse caminho. Alguns são grandes e outros são pequenos. Essa turma é bagunceira. Espero poder ir a vários outros lugares com meus pés, espero que ele me leve a conhecer inúmeros outros lugares com eles, independente de serem tristes ou alegres, mas de preferencia que sejam mais alegres do que tristes."
A Amizade
Pensando sobre as amizades a serem construídas por este caminho, sobre quem somos e o que queremos, foi proposto uma expressão escrita objetivando o registro de pensamentos anteriormente falados em grupo. Refletindo sobre a relevância da amizade para os seres humanos e que valores seriam necessários para a sua preservação.
Perguntas: Quais são os seus valores? Dê exemplo de como você os demonstra. Que valores você acha que passa para seus familiares e quais valores você gostaria de ensinar para seus alunos?
-Dentre 4 turmas as principais palavras que passaram por todas as perguntas foram:
a) Respeito, honestidade, confiança, responsabilidade, sinceridade, amor, cuidado, solidariedade, compreensão, fidelidade e paciência.
Portanto para os participantes, estes são os valores que devem promover a preservação de um relacionamento ou amizade.
-Na avaliação do comportamento do grupo as atividades realizadas, as respostas tiveram foco no RESPEITO ao outro, como exemplos abaixo:
1- "O grupo foi muito unido e dinâmico, deixando cada aluno criar e desenhar o que tinha vontade, mas sempre respeitando e deixando espaço para os demais."
2- "O grupo se comportou super bem. Tivemos organização, e um ótimo relacionamento, bastante comunicação, idéias de todos."
Isso nos leva a pensar que o primeiro foco para se trabalhar valores pode ser o conceito de respeito ao outro e a natureza.
quinta-feira, 28 de março de 2019
Árvore e natureza
Alguns recursos encontrados na internet sobre a temática: A importância das árvores para o meio ambiente
" Cerca de 1,5 quilômetros de floresta tropical é destruído a cada 6 minutos. Uma área do tamanho da Áustria é desmatada a cada ano. Uma árvore é plantada para cada dez que são derrubadas. Nesse ritmo, toda a floresta tropical restante estará destruída até o ano 2035." (Programa Ambiental da ONU, Yogi Setiawan, 14 anos, Indonésia. Retirado do livro: Missão Terra, o resgate do planeta. Agenda 21, feita por crianças e jovens.2008. Editora Melhoramentos )
- Para sensibilizar, destaco o link da música Planeta Água, que é uma música tradicional para os ambientalistas:
- Uma outra música vem de Luiz Gonzaga, tanto a música quanto o texto são fáceis para as crianças, e ele menciona Chico Medes. Vide os vídeos em: https://youtu.be/1HQ6rAqqt6Q
https://youtu.be/jmqYEOhLpsM
https://youtu.be/jmqYEOhLpsM
- Outro exemplo é o artista Frans Krajcberg, suas obras são protestos contra as queimadas: https://youtu.be/3UoMre6vJDU
Algumas de suas obras:
- Um site interessante para pesquisa é o SOS Mata Atlântica: https://youtu.be/dsEesu5JL88
- Sobre o Cerrado pelo WWF Brasil: https://youtu.be/orGhCBbK4Iw
- Livros existem diversos, mas destaco alguns como:
- Livros existem diversos, mas destaco alguns como:
- Pai Sol, Mãe Árvore. Alexandre Werneck. Aquecimento Global traduzido para crianças de 8 a 80 anos. Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, 2010. (Didático)
- A árvore do Brasil. Nelson Cruz. Editora Petrópolis, 2009. (História só com imagens, conta a história de uma árvore que sobrevive as mudanças em seu entorno, vendo o desaparecimento da mata)
- Árvores do Brasil. Lalau e Laurabeatriz. Editora Petrópolis, 2011. (Traz ilustrações e poemas sobre 15 árvores brasileiras e os animais que vivem ao seu redor)
Árvores e sua importância para o Meio Ambiente
O que esta árvore está dizendo para você?
Esta atividade faz parte da continuação do Projeto sobre a conscientização ambiental, desertificação. A proposta artística utilizou o material Nanquim, pincel e lápis de cor. Este material é bem aguado e é necessário utilizar com bastante água para dilui-lo, senão a cor fica muito forte. O sentido de utilizar um material com bastante água foi para fazer oposição a queimada e desertificação, onde falta este elemento. Além do fato que, emocionalmente, é um material que passa a ideia de descontrole e instabilidade, não é como o lápis que pode ser apagado. Foi utilizada a cor preta, para associar a cor do carvão, resultado da queima da madeira. Durante a atividade alguns alunos sentiram necessidade de colorir a árvore, na tentativa de restituir o seu estado natural.
Após o desenho, o aluno deveria escrever um pequeno texto sobre o Titulo: O que esta árvore está dizendo para você?
Como foram muitas respostas, colocarei apenas exemplos que citaram a importância da árvore, embora tenham surgido alguns poucos, que falaram sobre suas vidas pessoais.
Resumidamente:
- "Nesse momento acho que a árvore está dizendo que ela faz muito bem ao mundo, traz oxigênio, beleza, frutos e enfeita a paisagem, por isso, também diz para nós, que é importante preservá-la e preservar a natureza."
- Hoje, venho aqui pedir em nome de milhares de amigas minhas, que você cuide de nós, não deixe que desmatem as florestas! Conto com você! lembrem-se sempre que sou eu que lhes dou o ar que você respira, sem ele, o mundo seria um caos! Ame a árvore, ame a vida!
Alguns exemplos de trabalhos
Figuras 1 e 2 - Desenho com pincel fino - nanquim e água.
Figura 3 - Desenho com nanquim e pincel grosso, pouca água.
Figura 4 - Desenho com nanquim e mais água.
Figura 5 e 6 - Desenho e pintura com nanquim, diversas tonalidades. Uso de pouca ou mais água.
Figuras 7 e 8 - Desenho e pintura com nanquim, mais lápis e canetinha.
Figuras 9 e 10 - Nanquim soprado com canudo e pincel.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
A desertificação
Houve necessidade de atualizar as mídias e textos, porque o projeto "Conscientização do meu papel social" foi realizado em 2008, portanto os dados não serviriam mais para este ano.
--Desertificação
Os desertos se expandem e se contraem com o tempo, não são apenas aqueles desertos com dunas e areias que existem. As pessoas vêm cultivando desertos pelo uso excessivo do solo, tornando-o menos fértil, pelo desmatamento intensivo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações). Além destes fatores, este problema é ocasionado por mudanças climáticas, secas e ações políticas que retiram os donos das terras para favorecer mineradoras ou outras empresas que desejam extrair a riqueza natural do local.
No Brasil, segundo a Rádio Câmara (da Câmara dos Deputados), do dia 24/09/2018 das 12h55, Salão Verde, "imagens de satélite e pesquisa em campo mostram o avanço de 140% nas áreas desertificadas confirmando um aumento considerável, de 30 mil km quadrados entre 2000 e 2009, para 72,7 mil km quadrados entre 2007 e 2016. Apresentando desertificação em solos além dos atuais núcleos do Brasil (Cabrobó - PE, Gilbués -PI, Irauçuba -CE e Seridó - RN)."
- Para o áudio acesse:
- Outro exemplo é o vídeo da GloboPlay, que apresenta uma reportagem sobre as áreas prestes a virar deserto mesmo fora do Nordeste. 5 min. Exibição 12/11/05. Acesse: https://globoplay.globo.com/v/4603344/
--Mas como recuperar a desertificação?
O Projeto Manejo do Uso Sustentável de Terras do Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe), junto com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Sergipe e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem algumas respostas:
- Recuperação de nascentes, instalação de barragens, e cordeamento de pedras para evitar a erosão do solo. (Eixo Ambiental)
- Ajudar o pequeno agricultor, orientando-o quanto a manejos adequados do uso do solo. (Eixo produtivo)
- Ações de instalação de banheiros com fossas ecológicas, instalação e recuperação de cisternas, a construção de fogões ecológicos e treinamento para a apropriação de tecnologias e boas práticas.(Eixo Social)
- Vídeos sobre a proteção e recuperação das nascentes:
Retirantes, de Portinari - 1944
É um quadro que faz parte da série "Retirantes", que retrata o sofrimento do povo no nordeste, sacrificado pela seca, que dificulta o plantio e consequentemente, prejudicando a sobrevivência do povo. Segundo Jorge Amado, "Cândido Portinari nos engrandeceu com sua obra de pintor. Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pincéis, ele tocou fundo em nossa realidade.(...)"
Observando o quadro acima, o que você vê e sente? Esta pergunta foi feita a uma turma de alunos surdos. Para saber mais sobre esta atividade de leitura e releitura desta obra. Vide o link:
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
Continuação do Projeto - parte 3 - O Beija-flor
Prosseguindo com o projeto e observações, percebi que antes de abordarmos mais profundamente o tema "O Caminho" (porque surgiram várias respostas que precisarão ser ampliadas, como por exemplo, com quem devemos seguir o nosso caminho, amigos, familiares entre outros), resolvi ir direto a fábula do beija-flor, para trabalhar a questão tanto da solidariedade, quanto o outro junto de mim neste caminho e também valorizar o ambiente a minha volta. Já que o ser humano para existir precisa de um ambiente adequado para a sua sobrevivência.
A Fábula do Beija-flor
A Fábula do Beija-flor
No dia da aula utilizei um livro. Mas, para conhecer a história é só assistir o vídeo de Gabriela Abreu que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa ideia", de uma escola estadual paulista em 2015.
Esta história você pode encontrar diferentes versões na internet, algumas colocam os pássaros para conversar com o beija-flor, outros o elefante e outros o leão. O fato é que na história, quando os animais vêm o incêndio na floresta, todos fogem assustados, menos o beija-flor, que encontrando um lugar com água, carrega em seu bico algumas gotas para tentar apagar o incêndio. Vendo o seu trabalho inútil, alguns criticam o seu esforço, mas depois de algum tempo, todos começam a ajudar. E apagam o incêndio.
Esta história você pode encontrar diferentes versões na internet, algumas colocam os pássaros para conversar com o beija-flor, outros o elefante e outros o leão. O fato é que na história, quando os animais vêm o incêndio na floresta, todos fogem assustados, menos o beija-flor, que encontrando um lugar com água, carrega em seu bico algumas gotas para tentar apagar o incêndio. Vendo o seu trabalho inútil, alguns criticam o seu esforço, mas depois de algum tempo, todos começam a ajudar. E apagam o incêndio.
- Após a leitura da história, pede-se a turma uma interpretação sobre a mesma.
- Das palavras que surgiram destaco: união, amizade, coragem, persistência, solidariedade, ecologia, preservação, hábitos e atitudes corretas a serem tomadas, ter mais consciência, esperança e fé, amor, todos devem fazer a sua parte. Além destas palavras, foram citadas frases de incentivo e mensagens, abaixo destaco duas mensagens:
- 1- "Que independente da situação, possamos sempre fazer a nossa parte assim como o beija-flor. Nunca desistir e caminhar sempre em linha reta, a fim de a cada dia evoluir."
- 2- "Através do texto do beija-flor aprendi que se todos nós fizermos a nossa parte para melhorar o mundo em que vivemos, ele irá se tornar um local mais agradável para se viver. O mundo está precisando de ajuda! Está gritando, um pedido de socorro, não faça só a sua parte, conscientize os outros. Pedir reforço é necessário! Podemos mudar esse mundo, faça brotar o amor e a vontade de lutar pelo o que é justo e necessário. Reflita!"
- A atividade plástica solicitada foi a criação de 1 livro, com recorte e colagem com papéis, sob temática ecológica, utilizando dobraduras que foram ensinadas por mim. O cachorro, pássaro, flor e gato. O grupo poderia acrescentar outros. Alguns grupos não usaram o assunto preservação e fizeram sobre a amizade,companheirismo e solidariedade.
- Esta atividade deve ser concluída em casa, porque gasta-se muito tempo. A organização e orientação deve ser iniciada em sala de aula, dependendo da turma leva 4 tempos de aula, no mínimo. O tempo fica dividido em: organização inicial, confecção da história e das dobraduras, e finalmente, a montagem do livro. Apresentação da história e exposição dos livros.
- Esta atividade tem um objetivo diferente da atividade "O Caminho". Por ser alunos normalistas, buscou-se trabalhar a criação de um recurso didático, e também incentivar o ensino da criação de livros e histórias pelos seus futuros alunos.Além da utilização da dobradura, excelente atividade para a organização espacial, processo cognitivo e coordenação motora fina.
- Continuando o Projeto, os posts a seguir apresentarão atividades relacionadas aos assuntos abordados pelo mesmo, textos e recursos didáticos.
Foto de livro confeccionado (ficou faltando um livro sobre a floresta, espero postá-lo em breve)
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Continuação do Projeto. O Caminho
Projeto "Conscientização do meu papel social" - etapa 2 - O Caminho
Esta etapa será dividida em 2 momentos, por causa do tempo de aula.

Esta etapa será dividida em 2 momentos, por causa do tempo de aula.
-O primeiro momento: a proposta desta etapa é a leitura da imagem abaixo. O aluno deveria analisá-la e perceber sua relação com a vida. A leitura de imagem era um processo utilizado por Lowenfeld que consistia em ampliar o pensamento, sentimento e percepções da criança de forma gradual, através de perguntas ou experiências. A leitura de imagem precede a leitura da escrita, por isso este processo é muito importante. Para maiores esclarecimentos vide:
- Observando a imagem abaixo tente responder as perguntas:

- O que você vê? Que lugar é esse? Tem luz ou está escuro? Dia ou noite?
- Quais cores você observa nesta imagem? Que sensações este ambiente te traz? Frio? Quente?
- Existe uma pessoa, o que você pensa sobre ela? Ela está perdida? Está sozinha?
- O caminho parece fácil ou difícil?
- O que você gostaria de falar para ela?
- Após esta análise, é pedido um desenho individual com o título "Uma pessoa no deserto". Já em grupo, é solicitada a criação de uma atividade plástica com as seguintes orientações:
- Utilizando metade da folha de papel pardo, colar os desenhos de cada um do grupo. Realizar uma colagem com areia e palavras recortadas de revistas ou jornais. Pintar com guache livremente. As palavras escolhidas pelo grupo deverão expressar o que foi analisado e respondido nas 5 questões sobre a imagem, ou algo que o grupo queira acrescentar.
- O segundo momento: - Apresentar o trabalho do grupo a turma, explicando o que foi feito.
- Entre os pensamentos citados, destaco: "Eu aprendi que é importante que o jovem tenha uma opinião formada sobre tudo ao seu redor. Não podemos pensar que nunca vamos enfrentar problemas algum na vida, e que vamos sempre ter os nossos pais nos amparando, sempre que encontrarmos um obstáculo. Precisamos aprender a andar com nossas próprias pernas e vencer os obstáculos e aprender com nossos próprios erros".
- OBS: Gostaria de assinalar a importância de certos materiais escolhidos para a atividade plástica. A folha de papel pardo é significativa por sua cor, a mesma do deserto. A utilização da areia é para remeter a sensação do lugar, o deserto. Ao contrário desta sensação está a água, que no caso o material usado foi o guache. A água traz a ideia de fluidez, diferente da areia que é áspera, por isso este contraste é importante para dar leveza ao momento, além de libertar as emoções.
- Aprofundando o assunto em algumas turmas - encontrei em algumas turmas respostas muito emotivas, impulsivas e pouco práticas, por isso resolvi ampliar esta atividade para aprofundar o tema e resgatar ações mais realistas. E para que os alunos refletissem sobre o seu papel social como futuro professor.Acesse o resumo da aula e alguns exemplos de trabalhos, no link abaixo:
- https://docs.google.com/document/d/1RYNfP8zzM8WozXAOPpLWhZf369PtYedd6Nj-ogmBgXs/edit?usp=sharing
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Projeto conscientização do meu papel social
Este Projeto foi realizado no Instituto de Educação Carmela Dutra em 2008, com alunos do quarto ano, adolescentes e jovens, através da disciplina de Artes Visuais, com atividades grupais e artísticas. O seu objetivo principal foi propiciar a conscientização da importância da participação de cada um, para a construção de uma sociedade mais igualitária, e a conscientização quanto a preservação ambiental. Ele se desenvolveu em 3 etapas: (para não ficar muito extenso irei separar os comentários das etapas, em diversas postagens)
- Sensibilização- com um artigo de Jornal analisando o papel do jovem na política.
- "O caminho"- atividade de interpretação e confecção artística com releitura de imagem.
- Debate sobre a fábula "O beija-flor" - Releitura artística .(Embora na época tenha utilizado um livro para contar a história, encontrei esta produção no youTube que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa idéia" de uma escola estadual paulista de 2015, que sugiro a visita - https://www.youtube.com/watch?v=bw5FfjPAxb8 )
Não foi possível realizar roda de conversa (estratégia segundo Paulo Freire) com a turma, por causa da enorme quantidade de alunos por sala, chegando a quase 60 alunos. Por isso, as atividades e avaliações foram feitas em grupo e com apresentações orais dos representantes dos mesmos, onde ao final eram tecidas algumas considerações pela turma.
Etapa n.1: Texto "O Jovem Brasileiro"
Esta etapa apresentava uma reportagem politica da época (2008), com notícias de escândalos de corrupção política, o que chocou a todos na época, e o que esperar do futuro com os jovens. Tarefa do grupo: responder as seguintes questões: a) O grupo concorda com o texto, dê suas opiniões?/ b) Quais soluções vocês apresentariam para reverter este quadro.
-Dentre as respostas da questão A pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
-Dentre as respostas da questão A pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
- Os jovens precisam se espelhar naqueles que possuem experiência e o que eles estão ensinando...desonestidade, mensalões e propinas.
- Não temos orgulho do Brasil porque falta segurança, educação, emprego, saúde, mas nos orgulhamos com as belezas naturais.
- Os jovens vendo esses políticos perderam a esperança de um futuro promissor.
- A violência, o tráfico, corrupção estão em toda parte. Os jovens percebem que terão que enfrentar longos anos de vida com medo. A política está contaminada, por isso, os jovens estão desapontados.
- Os jovens no passado não tinham tanta informação, hoje nós temos a internet.
- Nos sentimos impotente frente a essa politica de aumento de desvios de verbas dos Estados , Município e país.
- Acho difícil as soluções, não são fáceis.
- O Brasil tem muitas coisas bonitas, a cultura do nosso povo.
- O jovem brasileiro não pensa no futuro, só quer curtir, beber, muitos largam os estudos e viram drogados.
- Dentre as respostas da questão B pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
- Melhorar as condições de ensino do país, para que todos pudessem competir igualmente.
- Programas para livrar o jovem das drogas.
- Mais oportunidade de emprego para os jovens, salário digno, formação, oportunidade para ex-presidiários, mais segurança, mais condições hospitalares.
- Um governo que fizesse mais pelo povo. O povo deveria ser mais unido e procurar uma forma de acabar com a violência, desigualdade, preconceito racial e de classes.
- Políticos menos preocupados com o seu bem estar.
- Voto consciente, investigar e acompanhar seus candidatos.
- Os políticos deveriam se conscientizar que o Brasil é uma país lindo e rico de riquezas naturais.Conscientizar os cidadãos, quanto seus direitos e deveres, para que o povo possa ser mais consciente e escolher melhores políticos e cobrar dos mesmos.
- Colocar mais policiais na rua, melhores salários e condição de trabalho, fiscalização.
- Criação de mais escolas, saneamento básico, melhoria dos hospitais.
- Levar mais informação, sem omissão dos fatos (transparência) para sabermos o que fazem todos os políticos. Fiscalização mais rígida para os políticos.
- Deveria ter mais palestras na escola sobre política.
- Jogaria uma bomba no plenário e faria novas eleições com jovens. Mataria todos os presos que foram comprovados culpados.
- Fazer projetos nas escolas e em comunidades, abordando assuntos necessários para a educação de jovens e adultos, como: saúde, política, violência, explicando algumas leis para votarmos e conhecermos melhor os políticos.
- Os políticos deveriam ouvir os jovens. Que a sociedade precisa rever os valores éticos, sociais, morais para construir a democracia que precisamos e merecemos. Porque alguns por comodismo preferem assistir sem participação, sentados na frente da TV.
- Que a nossa geração possa ter esperança, para levar para o nosso país mais ética, moral e bom senso, tendo mais amor pela pátria.
- Fazer uma peneira no Palácio do Planalto, retirar os corruptos, funcionários fantasmas, diminuir o salário dos políticos para aprenderem a valorizar o dinheiro.
- Cada um fazendo a sua parte e lutando por seus direitos. Nós é que podemos mudar o Brasil, porque nós somos o futuro.
- A Educação é a base de tudo, tirar as crianças das ruas.
Fake News, refletir para não entrar na onda
Estamos vivendo um momento nas redes sociais onde é difícil saber o que é verdadeiro ou falso. O próprio nome já diz - Fake News (notícias falsas), que precisam ser verificadas a todo instante. Sem tempo para esta verificação, as notícias vão passando de mão em mão sem o devido cuidado. Segundo Bauman "Não há verdades, só notícias". E essas notícias direcionadas por quem as envia, seguem uma ordem determinada - convencer pela mentira e engodo. Voltaire dizia: "mintam, mintam sempre: algo há de ficar".
Segundo Boff (2019), as Fake News vieram para ficar e a única defesa contra ela seria o uso de nosso cérebro, nossa inteligência. É um convite a que pratiquemos um exercício contínuo, diário e critico dos nossos pensamentos, o domínio da nossa inteligência. Eu ainda acrescentaria que é significativo nos aparelharmos com pessoas que possam nos orientar pessoalmente, ou através de livros de história, filosofia, sociologia e arte.
Nós estamos vivendo num mundo líquido, segundo Bauman este conceito se refere justamente essa inconstância e incerteza que a falta de pontos de referência socialmente estabelecidos e generalizadores gera. Por isso, requer diariamente uma avaliação do que está acontecendo, para não sermos manipulados.
Assinar:
Postagens (Atom)































