quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

A desertificação

Houve necessidade de atualizar as mídias e textos, porque o projeto "Conscientização do meu papel social" foi realizado em 2008, portanto os dados não serviriam mais para este ano.

--Desertificação

Os desertos se expandem e se contraem com o tempo, não são apenas aqueles desertos com dunas e areias que existem. As pessoas vêm cultivando desertos pelo uso excessivo do solo, tornando-o menos fértil, pelo desmatamento intensivo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações). Além destes fatores, este problema é ocasionado por mudanças climáticas, secas e ações políticas que retiram os donos das terras para favorecer mineradoras ou outras empresas que desejam extrair a riqueza natural do local.

No Brasil, segundo a Rádio Câmara (da Câmara dos Deputados), do dia 24/09/2018 das 12h55, Salão Verde, "imagens de satélite e pesquisa em campo mostram o avanço de 140% nas áreas desertificadas confirmando um aumento considerável, de 30 mil km quadrados entre 2000 e 2009, para 72,7 mil km quadrados entre 2007 e 2016. Apresentando desertificação em solos além dos atuais núcleos do Brasil (Cabrobó - PE, Gilbués -PI, Irauçuba -CE e Seridó - RN)." 
  • Para o áudio acesse: 


  • Outro exemplo é o vídeo da GloboPlay, que apresenta uma reportagem sobre as áreas prestes a virar deserto mesmo fora do Nordeste. 5 min. Exibição 12/11/05. Acesse: https://globoplay.globo.com/v/4603344/

--Mas como recuperar a desertificação?

O Projeto Manejo do Uso Sustentável de Terras do Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe), junto com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Sergipe e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem algumas respostas:
  1. Recuperação de nascentes, instalação de barragens, e cordeamento de pedras para evitar a erosão do solo. (Eixo Ambiental)
  2. Ajudar o pequeno agricultor, orientando-o quanto a manejos adequados do uso do solo. (Eixo produtivo)
  3. Ações de instalação de banheiros com fossas ecológicas, instalação e recuperação de cisternas, a construção de fogões ecológicos e treinamento para a apropriação de tecnologias e boas práticas.(Eixo Social)
  • Vídeos sobre a proteção e recuperação das nascentes:



Retirantes, de Portinari - 1944


É um quadro que faz parte da série "Retirantes", que retrata o sofrimento do povo no nordeste, sacrificado pela seca, que dificulta o plantio e consequentemente, prejudicando a sobrevivência do povo. Segundo Jorge Amado, "Cândido Portinari nos engrandeceu com sua obra de pintor. Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pincéis, ele tocou fundo em nossa realidade.(...)"
Observando o quadro acima, o que você vê e sente? Esta pergunta foi feita a uma turma de alunos surdos. Para saber mais sobre esta atividade de leitura e releitura desta obra. Vide o link: 



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Continuação do Projeto - parte 3 - O Beija-flor


Prosseguindo com o projeto e observações, percebi que antes de abordarmos mais profundamente o tema "O Caminho" (porque surgiram várias respostas que precisarão ser ampliadas, como por exemplo, com quem devemos seguir o nosso caminho, amigos, familiares entre outros), resolvi ir direto a fábula do beija-flor, para trabalhar a questão tanto da solidariedade, quanto o outro junto de mim neste caminho e também valorizar o ambiente a minha volta. Já que o ser humano para existir precisa de um ambiente adequado para a sua sobrevivência.

A Fábula do Beija-flor
No dia da aula utilizei um livro. Mas, para conhecer a história é só assistir o vídeo de Gabriela Abreu que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa ideia", de uma escola estadual paulista em 2015.
Esta história você pode encontrar diferentes versões na internet, algumas colocam os pássaros para conversar com o beija-flor, outros o elefante e outros o leão. O fato é que na história, quando os animais vêm o incêndio na floresta, todos fogem assustados, menos o beija-flor, que encontrando um lugar com água, carrega em seu bico algumas gotas para tentar apagar o incêndio. Vendo o seu trabalho inútil, alguns criticam o seu esforço, mas depois de algum tempo, todos começam a ajudar. E apagam o incêndio.

  • Após a leitura da história, pede-se a turma uma interpretação sobre a mesma. 
  • Das palavras que surgiram destaco: união, amizade, coragem, persistência, solidariedade, ecologia, preservação, hábitos e atitudes corretas a serem tomadas, ter mais consciência, esperança e fé, amor, todos devem fazer a sua parte. Além destas palavras, foram citadas frases de incentivo e mensagens, abaixo destaco duas mensagens:
  • 1- "Que independente da situação, possamos sempre fazer a nossa parte assim como o beija-flor. Nunca desistir e caminhar sempre em linha reta, a fim de a cada dia evoluir." 
  • 2- "Através do texto do beija-flor aprendi que se todos nós fizermos a nossa parte para melhorar o mundo em que vivemos, ele irá se tornar um local mais agradável para se viver. O mundo está precisando de ajuda! Está gritando, um pedido de socorro, não faça só a sua parte, conscientize os outros. Pedir reforço é necessário! Podemos mudar esse mundo, faça brotar o amor e a vontade de lutar pelo o que é justo e necessário. Reflita!"
  • A atividade plástica solicitada foi a criação de 1 livro, com recorte e colagem com papéis, sob temática ecológica, utilizando dobraduras que foram ensinadas por mim. O cachorro, pássaro, flor e gato. O grupo poderia acrescentar outros. Alguns grupos não usaram o assunto preservação e fizeram sobre a amizade,companheirismo e solidariedade.
  • Esta atividade deve ser concluída em casa, porque gasta-se muito tempo. A organização e orientação deve ser iniciada em sala de aula, dependendo da turma leva 4 tempos de aula, no mínimo. O tempo fica dividido em: organização inicial, confecção da história e das dobraduras, e finalmente, a montagem do livro. Apresentação da história e exposição dos livros.
  • Esta atividade tem um objetivo diferente da atividade "O Caminho". Por ser alunos normalistas, buscou-se trabalhar a criação de um recurso didático, e também incentivar o ensino da criação de livros e histórias pelos seus futuros alunos.Além da utilização da dobradura, excelente atividade para a organização espacial, processo cognitivo e coordenação motora fina. 
  • Continuando o Projeto, os posts a seguir apresentarão atividades relacionadas aos assuntos abordados pelo mesmo, textos e recursos didáticos. 
Foto de livro confeccionado (ficou faltando um livro sobre a floresta, espero postá-lo em breve)






sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Continuação do Projeto. O Caminho

Projeto "Conscientização do meu papel social" - etapa 2 - O Caminho
Esta etapa será dividida em 2 momentos, por causa do tempo de aula.

-O primeiro momento: a proposta desta etapa é a leitura da imagem abaixo. O aluno deveria analisá-la e perceber sua relação com a vida. A leitura de imagem era um processo utilizado por Lowenfeld que consistia em ampliar o pensamento, sentimento e percepções da criança de forma gradual, através de perguntas ou experiências. A leitura de imagem precede a leitura da escrita, por isso este processo é muito importante. Para maiores esclarecimentos vide:
  • Observando a imagem abaixo tente responder as perguntas:


 


  1. O que você vê? Que lugar é esse? Tem luz ou está escuro? Dia ou noite?
  2. Quais cores você observa nesta imagem? Que sensações este ambiente te traz? Frio? Quente?
  3. Existe uma pessoa, o que você pensa sobre ela? Ela está perdida? Está sozinha? 
  4. O caminho parece fácil ou difícil?
  5. O que você gostaria de falar para ela? 
  • Após esta análise, é pedido um desenho individual com o título "Uma pessoa no deserto". Já em grupo, é solicitada a criação de uma atividade plástica com as seguintes orientações:
  1. Utilizando metade da folha de papel pardo, colar os desenhos de cada um do grupo. Realizar uma colagem com areia e palavras recortadas de revistas ou jornais. Pintar com guache livremente. As palavras escolhidas pelo grupo deverão expressar o que foi analisado e respondido nas 5 questões sobre a imagem, ou algo que o grupo queira acrescentar.
  2. O segundo momento: - Apresentar o trabalho do grupo a turma, explicando o que foi feito. 
  3. Entre os pensamentos citados, destaco: "Eu aprendi que é importante que o jovem tenha uma opinião formada sobre tudo ao seu redor. Não podemos pensar que nunca vamos enfrentar problemas algum na vida, e que vamos sempre ter os nossos pais nos amparando, sempre que encontrarmos um obstáculo. Precisamos aprender a andar com nossas próprias pernas e vencer os obstáculos e aprender com nossos próprios erros".
  • OBS: Gostaria de assinalar a importância de certos materiais escolhidos para a atividade plástica. A folha de papel pardo é significativa por sua cor, a mesma do deserto. A utilização da areia é para remeter a sensação do lugar, o deserto. Ao contrário desta sensação está a água, que no caso o material usado foi o guache. A água traz a ideia de fluidez, diferente da areia que é áspera, por isso este contraste é importante para dar leveza ao momento, além de libertar as emoções.
  • Aprofundando o assunto em algumas turmas - encontrei em algumas turmas respostas muito emotivas, impulsivas e pouco práticas, por isso resolvi ampliar esta atividade para aprofundar o tema e resgatar ações mais realistas. E para que os alunos refletissem sobre o seu papel social como futuro professor.Acesse o resumo da aula e alguns exemplos de trabalhos, no link abaixo:
  • https://docs.google.com/document/d/1RYNfP8zzM8WozXAOPpLWhZf369PtYedd6Nj-ogmBgXs/edit?usp=sharing

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Projeto conscientização do meu papel social

Este Projeto foi realizado no Instituto de Educação Carmela Dutra em 2008, com alunos do quarto ano, adolescentes e jovens, através da disciplina de Artes Visuais, com atividades grupais e artísticas. O seu objetivo principal foi propiciar a conscientização da importância da participação de cada um, para a construção de uma sociedade mais igualitária, e a conscientização quanto a preservação ambiental. Ele se desenvolveu em 3 etapas: (para não ficar muito extenso irei separar os comentários das etapas, em diversas postagens) 
  1. Sensibilização- com um artigo de Jornal analisando o papel do jovem na política.
  2. "O caminho"- atividade de interpretação e confecção artística com releitura de imagem.
  3. Debate sobre a fábula  "O beija-flor" - Releitura artística .(Embora na época tenha utilizado um livro para contar a história, encontrei esta produção no youTube que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa idéia" de uma escola estadual paulista de 2015, que sugiro a visita - https://www.youtube.com/watch?v=bw5FfjPAxb8 )
Não foi possível realizar roda de conversa (estratégia segundo Paulo Freire) com a turma, por causa da enorme quantidade de alunos por sala, chegando a quase 60 alunos. Por isso, as atividades e avaliações foram feitas em grupo e com apresentações orais dos representantes dos mesmos, onde ao final eram tecidas algumas considerações pela turma. 

Etapa n.1: Texto "O Jovem Brasileiro"
Esta etapa apresentava uma reportagem politica da época (2008), com notícias de escândalos de corrupção política, o que chocou a todos na época, e o que esperar do futuro com os jovens. Tarefa do grupo: responder as seguintes questões: a) O grupo concorda com o texto, dê suas opiniões?/ b) Quais soluções vocês apresentariam para reverter este quadro.

-Dentre as respostas da questão A pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:

  • Os jovens precisam se espelhar naqueles que possuem experiência e o que eles estão ensinando...desonestidade, mensalões e propinas.
  • Não temos orgulho do Brasil porque falta segurança, educação, emprego, saúde, mas nos orgulhamos com as belezas naturais.
  • Os jovens vendo esses políticos perderam a esperança de um futuro promissor.
  • A violência, o tráfico, corrupção estão em toda parte. Os jovens percebem que terão que enfrentar longos anos de vida com medo. A política está contaminada, por isso, os jovens estão desapontados.
  • Os jovens no passado não tinham tanta informação, hoje nós temos a internet. 
  • Nos sentimos impotente frente a essa politica de aumento de desvios de verbas dos Estados , Município e país.
  • Acho difícil as soluções, não são fáceis.
  • O Brasil tem muitas coisas bonitas, a cultura do nosso povo.
  • O jovem brasileiro não pensa no futuro, só quer curtir, beber, muitos largam os estudos e viram drogados.
- Dentre as respostas da questão B pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
  • Melhorar as condições de ensino do país, para que todos pudessem competir igualmente.
  • Programas para livrar o jovem das drogas.
  • Mais oportunidade de emprego para os jovens, salário digno, formação, oportunidade para ex-presidiários, mais segurança, mais condições hospitalares.
  • Um governo que fizesse mais pelo povo. O povo deveria ser mais unido e procurar uma forma de acabar com a violência, desigualdade, preconceito racial e de classes.
  • Políticos menos preocupados com o seu bem estar.
  • Voto consciente, investigar e acompanhar seus candidatos.
  • Os políticos deveriam se conscientizar que o Brasil é uma país lindo e rico de riquezas naturais.Conscientizar os cidadãos, quanto seus direitos e deveres, para que o povo possa ser mais consciente e escolher melhores políticos e cobrar dos mesmos.
  • Colocar mais policiais na rua, melhores salários e condição de trabalho, fiscalização.
  • Criação de mais escolas, saneamento básico, melhoria dos hospitais.
  • Levar mais informação, sem omissão dos fatos (transparência) para sabermos o que fazem todos os políticos. Fiscalização mais rígida para os políticos. 
  • Deveria ter mais palestras na escola sobre política.
  • Jogaria uma bomba no plenário e faria novas eleições com jovens. Mataria todos os presos que foram comprovados culpados.
  • Fazer projetos nas escolas e em comunidades, abordando assuntos necessários para a educação de jovens e adultos, como: saúde, política, violência, explicando algumas leis para votarmos e conhecermos melhor os políticos.
  • Os políticos deveriam ouvir os jovens. Que a sociedade precisa rever os valores éticos, sociais, morais para construir a democracia que precisamos e merecemos. Porque alguns por comodismo preferem assistir sem participação, sentados na frente da TV.
  • Que a nossa geração possa ter esperança, para levar para o nosso país mais ética, moral e bom senso, tendo mais amor pela pátria.
  • Fazer uma peneira no Palácio do Planalto, retirar os corruptos, funcionários fantasmas, diminuir o salário dos políticos para aprenderem a valorizar o dinheiro.
  • Cada um fazendo a sua parte e lutando por seus direitos. Nós é que podemos mudar o Brasil, porque nós somos o futuro.
  • A Educação é a base de tudo, tirar as crianças das ruas. 


Fake News, refletir para não entrar na onda

Estamos vivendo um momento nas redes sociais onde é difícil saber o que é verdadeiro ou falso. O próprio nome já diz - Fake News (notícias falsas), que precisam ser verificadas a todo instante. Sem tempo para esta verificação, as notícias vão passando de mão em mão sem o devido cuidado. Segundo Bauman "Não há verdades, só notícias". E essas notícias direcionadas por quem as envia, seguem uma ordem determinada - convencer pela mentira e engodo. Voltaire dizia: "mintam, mintam sempre: algo há de ficar". 
Segundo Boff (2019), as Fake News vieram para ficar e a única defesa contra ela seria o uso de nosso cérebro, nossa inteligência. É um convite a que pratiquemos um exercício contínuo, diário e critico dos nossos pensamentos, o domínio da nossa inteligência. Eu ainda acrescentaria que é significativo nos aparelharmos com pessoas que possam nos orientar pessoalmente, ou através de livros de história, filosofia, sociologia e arte.
Nós estamos vivendo num mundo líquido, segundo Bauman este conceito se refere justamente essa inconstância e incerteza que a falta de pontos de referência socialmente estabelecidos e generalizadores gera. Por isso, requer diariamente uma avaliação do que está acontecendo, para não sermos manipulados.