quarta-feira, 3 de julho de 2019

Caminhos que queremos seguir

Atividade plástica: Meus pés, meus caminhos

Subdivisões: 1- Caminhos que queremos seguir, 2- Encontros nesse caminhar, 3 - Amizades - Quem somos?

Esta atividade foi uma continuação do Projeto Caminho, anteriormente citado no Blog. Foi solicitado que os alunos fizessem a reprodução de seus pés, enfeitassem e colassem  em grupo no papel pardo. Após isso, refletissem sobre os caminhos que cada um fez até chegar nesta escola, resgatando lembranças e pensassem qual o caminho que desejavam seguir a partir desta data.
Esta reflexão estava pautada nos 3 itens citados: Caminhos que queremos seguir/Encontros nesse caminhar/Amizades a construir, pensando sobre quem somos e o que queremos.



Após estas etapas a turma foi convidada a escrever uma redação parcialmente espontânea, onde deveriam completá-la. Segue abaixo duas redações com visões diferentes da mesma turma:

 1- "Meus pés já me levaram por muitos caminhos. Alguns tristes como a perda e outros alegres como a escola. Agora estou aqui nessa turma, encontrando outros pés nesse caminho. Alguns são distraídos e outros são mais atenciosos. Essa turma, é mais do que eu esperava. Espero poder continuar com os mesmos amigos, nós construímos uma família, cuidamos uns dos outros e como toda boa família as vezes nos desentendemos, mas somos felizes assim e queremos continuar assim."

2- "Meus pés já me levaram por muitos caminhos. Alguns tristes como o Cemitério e outros alegres como festas. Agora estou nessa turma, encontrando outros pés nesse caminho. Alguns são grandes e outros são pequenos. Essa turma é bagunceira. Espero poder ir a vários outros lugares com meus pés, espero que ele me leve a conhecer inúmeros outros lugares com eles, independente de serem tristes ou alegres, mas de preferencia que sejam mais alegres do que tristes."

A Amizade

Pensando sobre as amizades a serem construídas por este caminho, sobre quem somos e o que queremos, foi proposto uma expressão escrita objetivando o registro de pensamentos anteriormente falados em grupo. Refletindo sobre a relevância da amizade para os seres humanos e que valores seriam necessários para a sua preservação.
Perguntas: Quais são os seus valores? Dê exemplo de como você os demonstra. Que valores você acha que passa para seus familiares e quais valores você gostaria de ensinar para seus alunos?

-Dentre 4 turmas as principais palavras que passaram por todas as perguntas foram:
a) Respeito, honestidade, confiança, responsabilidade, sinceridade, amor, cuidado, solidariedade, compreensão, fidelidade e paciência.
Portanto para os participantes, estes são os valores que devem promover a preservação de um relacionamento ou amizade. 

-Na avaliação do comportamento do grupo as atividades realizadas, as respostas tiveram foco no RESPEITO ao outro, como exemplos abaixo:
1- "O grupo foi muito unido e dinâmico, deixando cada aluno criar e desenhar o que tinha vontade, mas sempre respeitando e deixando espaço para os demais."
2- "O grupo se comportou super bem. Tivemos organização, e um ótimo relacionamento, bastante comunicação, idéias de todos."

Isso nos leva a pensar que o primeiro foco para se trabalhar valores pode ser o conceito de respeito ao outro e a natureza.


Nenhum comentário: