Este projeto foi idealizado tendo como foco o Dia Internacional da Mulher, no ano de 2005, objetivando a reflexão sobre o papel social da mulher na atualidade. Foi realizado com turmas de futuros professores do Curso Normal, e a estratégia utilizada foi a releitura da obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
Esta obra de Leonardo da Vinci é muito famosa e se encontra no Museu do Louvre, Paris. Foi iniciada em 1503, usando óleo sobre madeira.
Para começar uma pesquisa entre em:
- A atividade foi realizada em 3 etapas:
- Conversa sobre o Dia Internacional da Mulher. Apresentação da pintura de Leonardo da Vinci, o artista e suas obras.
- Leitura da obra, releitura da imagem da Mona Lisa e criação de uma atividade plástica onde estivessem representadas a mulher do passado e da atualidade.
- Expressão escrita (redação) sobre a mulher atual.
- Algumas produções de alunas:
- Exemplo de produções escritas por duas jovens: (por causa do espaço serão retirados os parágrafos)
- "Atualmente, a mulher tem um papel fundamental na sociedade. É mãe, esposa, funcionária, eleitora e tem, como qualquer cidadão, seus direitos previstos por lei. Porém, ela não é vista como cidadã por muitas pessoas. O pensamento machista, mesmo que seja altamente retrógrado, ainda existe, e serve para cada vez mais humilhar as mulheres. Há maridos violentos, filhos rebeldes, piadinhas de péssimo gosto nas ruas, músicas que enfatizam a desvalorização da mulher, tratando-a como um objeto sexual sem o menor valor, e muitos outros fatores que atuam influenciando a população a excluir a mulher de diversas formas. Em suma, a mulher de hoje representa a guerreira da vida cotidiana, aquela que mesmo sofrendo muito preconceito, está sempre lutando para alcançar seus objetivos e evoluir com eles."
- "As mulheres evoluíram muito, e hoje em dia elas estão ocupando cada vez mais áreas no mercado de trabalho, que antes só eram ocupadas por homens, pois o preconceito era muito grande com relação a mulher. (...)Apesar de receberem o rótulo de "sexo frágil", as mulheres em sua maioria não são nada frágeis, pois elas têm lutado contra barreiras e triunfado. Além de trabalharem fora, elas são dona de casa, mãe, mulher e companheira, e mesmo com tudo isso não perdem o seu charme e seu carisma. E por último, podemos dizer: fazemos tudo o que os homens fazem, e de salto alto! Realmente somos maravilhosas!"









Nenhum comentário:
Postar um comentário