Houve necessidade de atualizar as mídias e textos, porque o projeto "Conscientização do meu papel social" foi realizado em 2008, portanto os dados não serviriam mais para este ano.
--Desertificação
Os desertos se expandem e se contraem com o tempo, não são apenas aqueles desertos com dunas e areias que existem. As pessoas vêm cultivando desertos pelo uso excessivo do solo, tornando-o menos fértil, pelo desmatamento intensivo, queimadas e práticas inadequadas da agricultura (como o uso de agrotóxicos nas plantações). Além destes fatores, este problema é ocasionado por mudanças climáticas, secas e ações políticas que retiram os donos das terras para favorecer mineradoras ou outras empresas que desejam extrair a riqueza natural do local.
No Brasil, segundo a Rádio Câmara (da Câmara dos Deputados), do dia 24/09/2018 das 12h55, Salão Verde, "imagens de satélite e pesquisa em campo mostram o avanço de 140% nas áreas desertificadas confirmando um aumento considerável, de 30 mil km quadrados entre 2000 e 2009, para 72,7 mil km quadrados entre 2007 e 2016. Apresentando desertificação em solos além dos atuais núcleos do Brasil (Cabrobó - PE, Gilbués -PI, Irauçuba -CE e Seridó - RN)."
- Para o áudio acesse:
- Outro exemplo é o vídeo da GloboPlay, que apresenta uma reportagem sobre as áreas prestes a virar deserto mesmo fora do Nordeste. 5 min. Exibição 12/11/05. Acesse: https://globoplay.globo.com/v/4603344/
--Mas como recuperar a desertificação?
O Projeto Manejo do Uso Sustentável de Terras do Semiárido do Nordeste Brasileiro (Sergipe), junto com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado de Sergipe e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem algumas respostas:
- Recuperação de nascentes, instalação de barragens, e cordeamento de pedras para evitar a erosão do solo. (Eixo Ambiental)
- Ajudar o pequeno agricultor, orientando-o quanto a manejos adequados do uso do solo. (Eixo produtivo)
- Ações de instalação de banheiros com fossas ecológicas, instalação e recuperação de cisternas, a construção de fogões ecológicos e treinamento para a apropriação de tecnologias e boas práticas.(Eixo Social)
- Vídeos sobre a proteção e recuperação das nascentes:
Retirantes, de Portinari - 1944
É um quadro que faz parte da série "Retirantes", que retrata o sofrimento do povo no nordeste, sacrificado pela seca, que dificulta o plantio e consequentemente, prejudicando a sobrevivência do povo. Segundo Jorge Amado, "Cândido Portinari nos engrandeceu com sua obra de pintor. Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pincéis, ele tocou fundo em nossa realidade.(...)"
Observando o quadro acima, o que você vê e sente? Esta pergunta foi feita a uma turma de alunos surdos. Para saber mais sobre esta atividade de leitura e releitura desta obra. Vide o link:


Nenhum comentário:
Postar um comentário