sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Continuação do Projeto - parte 3 - O Beija-flor


Prosseguindo com o projeto e observações, percebi que antes de abordarmos mais profundamente o tema "O Caminho" (porque surgiram várias respostas que precisarão ser ampliadas, como por exemplo, com quem devemos seguir o nosso caminho, amigos, familiares entre outros), resolvi ir direto a fábula do beija-flor, para trabalhar a questão tanto da solidariedade, quanto o outro junto de mim neste caminho e também valorizar o ambiente a minha volta. Já que o ser humano para existir precisa de um ambiente adequado para a sua sobrevivência.

A Fábula do Beija-flor
No dia da aula utilizei um livro. Mas, para conhecer a história é só assistir o vídeo de Gabriela Abreu que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa ideia", de uma escola estadual paulista em 2015.
Esta história você pode encontrar diferentes versões na internet, algumas colocam os pássaros para conversar com o beija-flor, outros o elefante e outros o leão. O fato é que na história, quando os animais vêm o incêndio na floresta, todos fogem assustados, menos o beija-flor, que encontrando um lugar com água, carrega em seu bico algumas gotas para tentar apagar o incêndio. Vendo o seu trabalho inútil, alguns criticam o seu esforço, mas depois de algum tempo, todos começam a ajudar. E apagam o incêndio.

  • Após a leitura da história, pede-se a turma uma interpretação sobre a mesma. 
  • Das palavras que surgiram destaco: união, amizade, coragem, persistência, solidariedade, ecologia, preservação, hábitos e atitudes corretas a serem tomadas, ter mais consciência, esperança e fé, amor, todos devem fazer a sua parte. Além destas palavras, foram citadas frases de incentivo e mensagens, abaixo destaco duas mensagens:
  • 1- "Que independente da situação, possamos sempre fazer a nossa parte assim como o beija-flor. Nunca desistir e caminhar sempre em linha reta, a fim de a cada dia evoluir." 
  • 2- "Através do texto do beija-flor aprendi que se todos nós fizermos a nossa parte para melhorar o mundo em que vivemos, ele irá se tornar um local mais agradável para se viver. O mundo está precisando de ajuda! Está gritando, um pedido de socorro, não faça só a sua parte, conscientize os outros. Pedir reforço é necessário! Podemos mudar esse mundo, faça brotar o amor e a vontade de lutar pelo o que é justo e necessário. Reflita!"
  • A atividade plástica solicitada foi a criação de 1 livro, com recorte e colagem com papéis, sob temática ecológica, utilizando dobraduras que foram ensinadas por mim. O cachorro, pássaro, flor e gato. O grupo poderia acrescentar outros. Alguns grupos não usaram o assunto preservação e fizeram sobre a amizade,companheirismo e solidariedade.
  • Esta atividade deve ser concluída em casa, porque gasta-se muito tempo. A organização e orientação deve ser iniciada em sala de aula, dependendo da turma leva 4 tempos de aula, no mínimo. O tempo fica dividido em: organização inicial, confecção da história e das dobraduras, e finalmente, a montagem do livro. Apresentação da história e exposição dos livros.
  • Esta atividade tem um objetivo diferente da atividade "O Caminho". Por ser alunos normalistas, buscou-se trabalhar a criação de um recurso didático, e também incentivar o ensino da criação de livros e histórias pelos seus futuros alunos.Além da utilização da dobradura, excelente atividade para a organização espacial, processo cognitivo e coordenação motora fina. 
  • Continuando o Projeto, os posts a seguir apresentarão atividades relacionadas aos assuntos abordados pelo mesmo, textos e recursos didáticos. 
Foto de livro confeccionado (ficou faltando um livro sobre a floresta, espero postá-lo em breve)






Nenhum comentário: