Este Projeto foi realizado no Instituto de Educação Carmela Dutra em 2008, com alunos do quarto ano, adolescentes e jovens, através da disciplina de Artes Visuais, com atividades grupais e artísticas. O seu objetivo principal foi propiciar a conscientização da importância da participação de cada um, para a construção de uma sociedade mais igualitária, e a conscientização quanto a preservação ambiental. Ele se desenvolveu em 3 etapas: (para não ficar muito extenso irei separar os comentários das etapas, em diversas postagens)
- Sensibilização- com um artigo de Jornal analisando o papel do jovem na política.
- "O caminho"- atividade de interpretação e confecção artística com releitura de imagem.
- Debate sobre a fábula "O beija-flor" - Releitura artística .(Embora na época tenha utilizado um livro para contar a história, encontrei esta produção no youTube que ganhou o prêmio do projeto "Curta essa idéia" de uma escola estadual paulista de 2015, que sugiro a visita - https://www.youtube.com/watch?v=bw5FfjPAxb8 )
Não foi possível realizar roda de conversa (estratégia segundo Paulo Freire) com a turma, por causa da enorme quantidade de alunos por sala, chegando a quase 60 alunos. Por isso, as atividades e avaliações foram feitas em grupo e com apresentações orais dos representantes dos mesmos, onde ao final eram tecidas algumas considerações pela turma.
Etapa n.1: Texto "O Jovem Brasileiro"
Esta etapa apresentava uma reportagem politica da época (2008), com notícias de escândalos de corrupção política, o que chocou a todos na época, e o que esperar do futuro com os jovens. Tarefa do grupo: responder as seguintes questões: a) O grupo concorda com o texto, dê suas opiniões?/ b) Quais soluções vocês apresentariam para reverter este quadro.
-Dentre as respostas da questão A pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
-Dentre as respostas da questão A pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
- Os jovens precisam se espelhar naqueles que possuem experiência e o que eles estão ensinando...desonestidade, mensalões e propinas.
- Não temos orgulho do Brasil porque falta segurança, educação, emprego, saúde, mas nos orgulhamos com as belezas naturais.
- Os jovens vendo esses políticos perderam a esperança de um futuro promissor.
- A violência, o tráfico, corrupção estão em toda parte. Os jovens percebem que terão que enfrentar longos anos de vida com medo. A política está contaminada, por isso, os jovens estão desapontados.
- Os jovens no passado não tinham tanta informação, hoje nós temos a internet.
- Nos sentimos impotente frente a essa politica de aumento de desvios de verbas dos Estados , Município e país.
- Acho difícil as soluções, não são fáceis.
- O Brasil tem muitas coisas bonitas, a cultura do nosso povo.
- O jovem brasileiro não pensa no futuro, só quer curtir, beber, muitos largam os estudos e viram drogados.
- Dentre as respostas da questão B pudemos encontrar alguns pensamentos e frases:
- Melhorar as condições de ensino do país, para que todos pudessem competir igualmente.
- Programas para livrar o jovem das drogas.
- Mais oportunidade de emprego para os jovens, salário digno, formação, oportunidade para ex-presidiários, mais segurança, mais condições hospitalares.
- Um governo que fizesse mais pelo povo. O povo deveria ser mais unido e procurar uma forma de acabar com a violência, desigualdade, preconceito racial e de classes.
- Políticos menos preocupados com o seu bem estar.
- Voto consciente, investigar e acompanhar seus candidatos.
- Os políticos deveriam se conscientizar que o Brasil é uma país lindo e rico de riquezas naturais.Conscientizar os cidadãos, quanto seus direitos e deveres, para que o povo possa ser mais consciente e escolher melhores políticos e cobrar dos mesmos.
- Colocar mais policiais na rua, melhores salários e condição de trabalho, fiscalização.
- Criação de mais escolas, saneamento básico, melhoria dos hospitais.
- Levar mais informação, sem omissão dos fatos (transparência) para sabermos o que fazem todos os políticos. Fiscalização mais rígida para os políticos.
- Deveria ter mais palestras na escola sobre política.
- Jogaria uma bomba no plenário e faria novas eleições com jovens. Mataria todos os presos que foram comprovados culpados.
- Fazer projetos nas escolas e em comunidades, abordando assuntos necessários para a educação de jovens e adultos, como: saúde, política, violência, explicando algumas leis para votarmos e conhecermos melhor os políticos.
- Os políticos deveriam ouvir os jovens. Que a sociedade precisa rever os valores éticos, sociais, morais para construir a democracia que precisamos e merecemos. Porque alguns por comodismo preferem assistir sem participação, sentados na frente da TV.
- Que a nossa geração possa ter esperança, para levar para o nosso país mais ética, moral e bom senso, tendo mais amor pela pátria.
- Fazer uma peneira no Palácio do Planalto, retirar os corruptos, funcionários fantasmas, diminuir o salário dos políticos para aprenderem a valorizar o dinheiro.
- Cada um fazendo a sua parte e lutando por seus direitos. Nós é que podemos mudar o Brasil, porque nós somos o futuro.
- A Educação é a base de tudo, tirar as crianças das ruas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário