quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Sugestões de atividades - Teatro no Ensino Médio

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, conhecer arte no Ensino Médio significa para os alunos apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão. Na escola de Ensino Médio, continuar a promover o desenvolvimento cultural e estético dos alunos com qualidade, no âmbito da Educação Básica, pode favorecer-lhes o interesse por novas possibilidades de aprendizagem, de ações, de trabalho com a arte ao longo da vida. 

O  teatro na escola aborda a ludicidade, jogo, improvisação, esquetes. Inclui ser jogador/ator e ser jogador/plateia. Ora uma ora outro, porém sempre com o outro. Teatro na escola, ou Artes Cênicas é atividade que só se realiza no coletivo. É necessário aprender a ouvir, aprender a se fazer ouvir, respeitar e ser respeitado.

A linguagem cênica na escola, pensada na perspectiva do discente atende a necessidade de expressão pessoal do aluno e de sua necessidade lúdica. É prazer, alegria, e frustração. É quase brincadeira. Mas séria. É espaço de realização de suas indagações, reflexões, medos, sonhos e denuncias.

Pensada na perspectiva pedagógica, além de incorporar os aspectos referentes ao aluno, persegue a questão da formação do aluno em termos psico/afetivo/cognitivo. E como não podia deixar de ser, o aspecto cultural.

Alguns roteiros para iniciar as atividades teatrais:

1- Resgatando a história:

  • Construção de máscaras com sucata. 
  • Apresentação da máscara confeccionada pelo aluno e nomeação do personagem representado pela máscara.
  • Elaboração de características para os personagens.
  • Divisão da turma para a produção de uma história que incorpore os personagens das máscaras.
  • Encenação das histórias.
  • Desdobramentos: pesquisa sobre Máscaras e seus conteúdos histórico, antropológico e artístico.
  • Exposição oral , ou leitura de texto sobre o surgimento do teatro.
  • Pesquisa sobre as máscaras no teatro grego.
  • Exposição oral ou apresentação de vídeo, ou leitura sobre a constituição do teatro popular hoje e de outros momentos históricos.
  • Criação de esquete sobre o teatro grego, e seus mitos.
  • Leitura de trechos da comédia Del'arte, com enfoque cômico.
  • Pesquisa sobre as características do texto dramático.
  • Pesquisa sobre os diferentes profissionais que envolvem o universo do espetáculo teatral, do suporte técnico aos atores em cena. 

2- Comunicação em Arte:

  • Exercícios de expressão corporal, a partir da marcha e suas diferentes dinâmicas.
  • Divisão da turma em dois grupos. Um grupo expressa corporalmente determinados sentimentos e emoções, enquanto o outro grupo observa as formas corporais construídas. Depois são feitos os comentários e as leituras das formas. Após esta rodada é feita a inversão do grupo, o que observou passa a atuar, para que todos possam vivencias a construção e a leitura corporal.
  • Criação de gestuais para determinados tipos, discutindo-se o estereótipo.
  • Construção de pantomimas a partir de uma história ou situação dada, ou uma situação elaborada pelos alunos a partir de suas vivências.
  • Debate sobre a importância da comunicação verbal e não verbal.
  • Apreciação de vídeo de cinema mudo. Como exemplo, o vídeo de filme de Charles Chaplin, Tempos Modernos para a reflexão do processo de industrialização na sociedade capitalista.

3- Apreciação Artística:

  •  Ida ao teatro ou a alguma manifestação artística e produção de um relatório escrito. Caso não seja possível assistir a um espetáculo, utiliza-se um vídeo.
  • Análise das produções de teledramaturgia - novelas - enfocando desde a atuação dos atores as questões éticas apresentadas.
  • Criação de esquetes sobre programas televisivos e os temas que mais mobilizam os alunos.
  • Pesquisa sobre o significado da palavra estética.
  • Pesquisa e levantamento de obras artísticas que compõem o patrimônio artístico/cultural da cidade.
  • Debate sobre a preservação do patrimônio cultural,  e as questões que envolvem a incorporação dos bens culturais.
  • Criação de esquetes sobre esse temas.

Este texto foi resumido do material "Reorientação Curricular para o Ensino Médio e Ensino Fundamental Segundo Segmento no Estado do Rio de Janeiro. Linguagem e códigos, linguagens artísticas. De: Maria Fátima S. Novo, Maria João B. Gaio e Rita de Cassia A. Cabus. Novembro, 2004.

Nenhum comentário: